Oração do idoso
02/10/2023 | Cultos especiais, Mensagens, Pr Itamir Neves de Souza
Texto bíblico básico: Salmo 71
Embora o Salmo 71 não tenha título e não se mencione seu autor, seu conteúdo é muito valioso, pois é bem objetivo.
Billy Graham diz em seu livro A caminho de casa que “a velhice não é para os fracos”. É um tempo de fraqueza física e de experiência que nem todos têm condições de suportar. A velhice é para os que esperam no Senhor!
O salmo faz uma análise diante da certeza do final da vida de cada um de nós.
Ao fazer isso, esse idoso ora a Deus mostrando-nos uma brandura e serenidade que só são obtidas por uma vida longa vivida numa relação íntima com o Criador, o nosso Deus eterno.
Referências bíblicas
Sl 37.25 – Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado nem seus filhos mendigando de pão.
Sl 78.3-4 – O que ouvimos e aprendemos, o que nossos pais nos contaram não os esconderemos dos nossos filhos; contaremos à próxima geração os louváveis feitos do Senhor, o seu poder e as maravilhas que fez.
Sl 90.10 – Os anos de nossa vida chegam a setenta ou a oitenta anos
para os que tem mais vigor; entretanto são anos difíceis e cheio de sofrimento, pois a vida passa depressa e nós voamos.
Sl 92.12-13 – Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro do Líbano; plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus.
Sl 92.14-15 – Mesmo na velhice darão fruto, permanecerão viçosos e verdejantes para proclamar que o Senhor é justo. Ele é a minha Rocha; nele não há injustiça.
Sl 103.17 – Mas o amor leal do Senhor, o seu amor eterno, está com os que o temem, e a sua justiça com os filhos dos seus filhos.
Sl 145.4 – Uma geração contará a outra a grandiosidade dos teus feitos e teus atos poderosos.
Pv 13.22 – O homem justo deixa herança para os filhos de seus filhos …
Pv 16.31 – O cabelo grisalho é uma coroa de esplendor e se obtém mediante uma vida justa.
Pv 17.6 – Os filhos dos filhos são uma coroa para os idosos, e os pais são o orgulho dos seus filhos.
Is 40.30-31 – Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.
Is 46.4 – Mesmo na sua velhice, quando tiverem cabelos brancos, sou eu aquele que os susterá. Eu os fiz e eu os levarei; eu os sustentarei e eu os salvarei.
Tema
Temos aqui uma oração de um servo do Senhor que pede a proteção divina até na sua velhice. Esse crente idoso, certamente tendo vivenciado durante toda a sua vida a presença, a direção e as bênçãos de Deus, faz com total confiança alguns pedidos bem específicos a Deus, pensando nos seus últimos anos de vida.
Ele pede que Deus puna os seus opositores, aqueles maus que sempre o hostilizaram. Pede também que Deus continue a sustentá-lo com a sua força e o mantenha sempre junto dele.
Ao final, já prevendo que Deus responderia à sua petição como tinha feito muitas vezes durante toda a sua vida, ele declara o seu desejo de louvar a Deus com instrumentos e com seus lábios.
Três testemunhos
Abraão (Gn 24.1, 25.7-8) viveu 175 anos e o Senhor em tudo o abençoara. Morreu em idade bem avançada e foi reunido aos seus antepassados.
Moisés (Dt 34.17) tinha 120 anos de idade quando morreu; todavia nem os seus olhos nem o seu vigor tinham enfraquecido.
Paulo (Fm 8-9): “Mesmo tendo em Cristo plena liberdade para mandar que você cumpra o seu dever, prefiro fazer um apelo com base no amor. Eu Paulo, já velho, e agora também prisioneiro de Cristo Jesus…”
Atitude
Responsabilidade
Fale o que está de acordo com a sã doutrina. Ensine os homes mais velhos a serem moderados, dignos de respeito, sensatos e sadios na fé, no amor e na perseverança (Tt 2.1-2).
Promessas
Ele os manterá firmes até o fim, de modo que vocês serão irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo (1Co 1.8-9).
Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono (Ap 3.21).
A fé madura
Uma fé madura caracteriza-se por sua confiança no Senhor em todas fases da vida: desde o nascimento, passando pela mocidade e chegando até a idade avançada.
Encontramos no Salmo 71 cinco características de uma fé madura e confiante:
1. Deus é nosso refúgio no presente e aquele a quem podemos recorrer (vv 1-4):
Ele não permite sermos humilhados;
Ele ouve nosso clamor e nos salva;
Ele é nossa rocha e nossa fortaleza;
Ele nos livra dos perversos.
2. Deus é nosso sustentador desde o passado (vv 5-8):
Ele nos sustentou desde o ventre materno;
Ele nos conheceu desde o nascimento;
Ele é nossa esperança desde a juventude;
Ele me fez ser um exemplo para muitos;
Ele me fez proclamar o seu esplendor.
3. Deus é nosso protetor contra as dificuldades (vv 9-13):
Ele não nos rejeita na nossa velhice;
Ele não nos abandona quando não somos mais fortes;
Ele conhece os inimigos que nos caluniam e querem nos matar;
Ele ouve o nosso pedido de socorro;
Ele humilha os que querem nos envergonhar.
4. Deus é nosso amparo e esperança para o futuro (vv 14-18):
Ele nos faz ter esperança para sempre, continuamente;
Ele nos faz falar dos seus feitos poderosos;
Ele nos tem ensinado desde a nossa juventude;
Ele faz que anunciemos as suas maravilhas;
Ele não nos abandona para podermos falar da sua força às futuras gerações.
5. Deus é o nosso motivo de constante louvor (vv19-24):
Ele é o Deus incomparável;
Ele permite que passemos por tribulações, mas sempre nos reergue;
Ele nos honra e nos consola;
Ele nos faz louvá-lo por sua fidelidade e sua redenção;
Ele age com justiça contra os que querem prejudicar-nos.
Conclusão
Talvez você seja bem jovem, cheio de vigor, iniciando a sua vida de responsabilidade e cheio de planos e alvos a alcançar.
Talvez você já seja alguém adulto, amadurecido, em pleno vigor de suas potencialidades, com algumas conquistas, mas desejando ainda mais.
Talvez você já seja alguém bem experimentado pela vida, com algumas boas e tristes experiências e em condições de na sua maturidade aconselhar os mais novos.
Talvez você já seja alguém idoso que olha para o futuro e vê algumas coisas ainda para realizar, mas sabe também que o fim vai se aproximando mais aceleradamente.
Em qualquer situação, em qualquer etapa da vida em que você estiver, este é um salmo importantíssimo, um salmo em que devemos meditar.
O que podemos concluir é que esse ancião está cheio de gratidão; ele está confiante no futuro, mas sente que ainda pode completar melhor a tarefa que Deus concedeu a todos nós. Por isso, ele renova o seu pedido a Deus. Pede que Deus o mantenha firme para proclamar às gerações futuras a justiça, a força, o poder, a fidelidade e a redenção do Senhor (vv 15, 18-19, 22-23).
Aplicação
Esteja você em qualquer uma das etapas da sua vida, Deus espera que você compartilhe com outros a bênção de termos ele mesmo em nossa vida! Você tem feito isso?
Lembre-se: nunca é cedo demais para começar e nunca é tarde demais para continuar.
O grande desafio para todos nós é terminar bem, como disse Paulo em 2Tm 4.6-8, 17.
Pr Itamir Neves de Souza – domingo, 1/10/2023