Meu pai, herói?
14/08/2023 | Cultos especiais, Mensagens, Pr Wilson Greve
Texto bíblico básico: Salmo 51
1. Quem foi o grande rei Davi?
Todos nós praticamos acertos e erros na vida. Davi foi um exemplo disso. Apesar de suas grandes realizações como rei de Israel e de sua sincera dedicação a Deus, ele cometeu erros e pecados graves.
Vejamos, porém antes de tudo, suas qualidades:
Davi era corajoso
Ter coragem e ser super-herói é bom, mas seria essencial?
Davi disse a Saul: “Teu servo toma conta das ovelhas de seu pai. Quando aparece um leão ou um urso e leva uma ovelha do rebanho, eu vou atrás dele, atinjo-o com golpes e livro a ovelha de sua boca. Quando se vira contra mim, eu o pego pela juba, atinjo-o com golpes até matá-lo. Teu servo é capaz de matar tanto um leão quanto um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo (1Sm 17.34-36).
Davi era habilidoso
Fazia bom uso das habilidades de que dispunha.
Sempre que o espírito mandado por Deus se apoderava de Saul, Davi apanhava sua harpa e tocava. Então Saul sentia alívio e melhorava, e o espírito maligno o deixava (1Sm 16.23).
Davi escolheu vinte e quatro mil desses para supervisionarem o trabalho do templo do Senhor e seis mil para serem oficiais e juízes; quatro mil para serem guardas das portas e quatro mil para louvarem o Senhor com os instrumentos musicais que Davi preparou com esse propósito (1Cr 23.4-5).
Davi era majestoso
Com o que realizou, conquistou o respeito do povo.
Quando os soldados voltavam para casa, depois de Davi ter matado o filisteu, as mulheres saíram de todas as cidades de Israel ao encontro do rei Saul com cânticos e danças, com tamborins, com músicas alegres e instrumentos de três cordas. Enquanto dançavam, as mulheres cantavam: “Saul matou milhares, e Davi, dezenas de milhares” (1Sm 18.6-7).
2. Davi, o grande herói?
Um rei quebrantado
Depois do grave episódio com Bate-Seba e Urias, Davi se arrependeu sinceramente, confessou seu pecado e foi restaurado. Tudo isso ele expressa no Salmo 51 – uma atitude muito difícil, mas necessária e exemplar:
Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado. Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue. Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me. Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe (Sl 51.1-5).
Um rei perdoado
Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei. Faze-me ouvir de novo júbilo e alegria; e os ossos que esmagaste exultarão. Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades. Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável. Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito. Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer (Sl 51.7-12).
Um rei agradecido
Então ensinarei os teus caminhos aos transgressores, para que os pecadores se voltem para ti. Livra-me da culpa dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação! E a minha língua aclamará à tua justiça. Ó Senhor, dá palavras aos meus lábios, e a minha boca anunciará o teu louvor. Não te deleitas em sacrifícios nem te agradas em holocaustos, se não, eu os traria. Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás (Sl 51.13-17).
Herói é quem busca o perdão de Deus, obtendo restauração passando pela humilhação:
Uma coisa pedi ao Senhor, é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo. Pois no dia da adversidade ele me guardará protegido em sua habitação; no seu tabernáculo me esconderá e me porá em segurança sobre um rochedo (Sl 27.4-5).
Pr Wilson R. Greve – domingo, 13/8/2023