Quem Deus é?
26/06/2023 | Mensagens, Pr Kevin Tehlen
Texto bíblico básico: Salmo 139
Todos sabemos alguma coisa sobre Deus, e nove entre dez brasileiros acreditam em Deus – mas então a situação aqui não deveria ser diferente?
Como é esse Deus em que se crê? Distante e irreal? Uma espécie de papai-noel?
O que diz o Salmo 139 sobre Deus? Eis um comentário:
O povo cantava sobre um Deus que estava com ele em todos os lugares, que tinha domínio sobre todas as coisas e que a vontade Dele era que os adoradores fossem como Ele é. Se tivermos quaisquer pensamentos menos grandiosos acerca de Deus, este salmo os transcenderá de modo magnífico; mesmo assim, apesar das suas alturas e profundidades, permanece sendo intensamente pessoal, do começo até ao fim (Derek Kidner).
1. Deus é onisciente (vv 1-6)
Deus sabe todas as coisas. Isto é assustador, mas também maravilhoso – e não depende de crermos nele ou não.
E a nossa atitude?
Cremos que Deus sabe de todas as coisas, mas ainda assim decidimos esconder algo dele!
Já se disse que as palavras de todos os homens desde o começo do tempo são registradas na atmosfera, podendo ser fielmente chamadas de volta. Quer seja ou não verdade, estão gravados na mente de Deus (Charles Spurgeon).
Por que tentamos levar a vida como se apenas nós soubéssemos o que é melhor para nós?
Como saber o que importa?
Hoje tenta-se fazer isso por meio da inteligência artificial.
A Bíblia propõe a ação do Espírito Santo em nós. Algumas propostas bíblicas:
Se crerem, receberão qualquer coisa que pedirem em oração (Mt 21.22).
(Jesus diz): Se vocês permanecerem em mim e minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e isso lhes será concedido (Jo 15.7).
Vocês nunca pediram desse modo. Peçam em meu nome e receberão, e terão alegria completa” (Jo 16.24).
Estamos certos de que ele nos ouve sempre que lhe pedimos algo conforme a sua vontade (1Jo 5.14).
Por que correr para uma inteligência artificial se temos um Deus que sabe de todas as coisas e está disposto a nos dar segundo a Sua vontade?
2. Deus onipresente (vv 7-12)
Um exemplo marcante da presença de Deus em todo lugar é Jonas na barriga do peixe! Deus está presente nas alturas do céu e no mais profundo abismo.
Acaso sou Deus apenas de perto? Diz o Senhor. Não sou Deus também de longe? Pode alguém se esconder de mim onde eu não veja? Não estou em toda parte, nos céus e na terra?
Os olhos do SENHOR estão em todo lugar; observam tanto os maus como os bons (Pv 15.3).
3. Deus onipotente (v 14-17)
Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus. Eu sou aquele que é, que era e que ainda virá, o Todo-Poderoso (Ap 1.8).
Desde a eternidade eu sou Deus; não há quem possa livrar alguém da minha mão, não há quem possa desfazer o que eu fiz (Is 43.13).
Ó Soberano SENHOR! Tu fizeste os céus e a terra com tua mão forte e teu braço poderoso. Nada é difícil demais para ti (Jr 32.17).
4. Quem sou eu? (vv 19-24)
Irados contra a impiedade, cultivando ódio, raiva, inveja, amargura e rancor:
Quem dera matasses os ímpios, ó Deus! Afastem-se de mim os assassinos (Sl 139.19).
Será que nós mesmos nos conhecemos? Que poder queremos ter? Em Deus temos acesso a tudo!
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno (Sl 139.23-24).
O que Deus achará quando nos sondar?
A lei do Senhor é perfeita e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes. Os preceitos do Senhor são justos e dão alegria ao coração. Os mandamentos do Senhor são límpidos e trazem luz aos olhos. O temor do Senhor é puro e dura para sempre. As ordenanças do Senhor são verdadeiras, são todas elas justas. São mais desejáveis do que o ouro, do que muito ouro puro; são mais doces do que o mel, do que as gotas do favo. Por elas o teu servo é advertido; há grande recompensa em obedecer-lhes. Quem pode discernir os próprios erros? Absolve-me dos que desconheço! Também guarda o teu servo dos pecados intencionais; que eles não me dominem! Então serei íntegro, inocente de grande transgressão. Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a ti, Senhor, minha Rocha e meu Resgatador!
Pr Kevin Tehlen – domingo, 25/6/2023