O Deus da minha fé
19/06/2023 | Mensagens, Pr Wilson Greve
Texto bíblico básico: Salmo 91.1-16
Uma Bíblia exposta aberta no Salmo 91 tem fama popular de “dar sorte” ou algo similar. E a mera frequência à igreja – seria algo assim também? Será que Deus vai nos livrar de todos os problemas? Certamente não: Deus – e sua palavra – não é um amuleto!
Diante disso, pergunta-se:
1) Quem é o Deus da nossa fé?
Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-Poderoso pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio (Sl 91.1-2).
O Salmo 91 descreve Deus de quatro maneiras:
1) O Altíssimo – Senhor absoluto, acima de qualquer outro e que nos protege.
2) O Todo-Poderoso, que tem todo o domínio e em quem podemos descansar.
3) O Senhor, o único Deus verdadeiro, nosso refúgio.
4) o Criador, poderoso e forte em quem podemos confiar.
Será que cremos mesmo que Ele controla tudo?
2) O que faz o Deus da minha fé?
Ele me protegerá dos inimigos:
Ele o livrará do laço do caçador e do veneno mortal. Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor (Sl 91.3-4).
Temos a promessa de que Deus nos protegerá dos ataques da dúvida, do engano e do desânimo. John Bunyan disse a esse respeito:
Tenho guardada no meu peito uma chave chamada promessa que poderá abrir todas as fechaduras do castelo da dúvida.
O apóstolo Paulo confirma isso com detalhes:
Estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor (Rm 8.38-39).
Ele nos guardará do medo desconhecido:
Você não temerá o pavor da noite, nem a flecha que voa de dia, nem a peste que se move sorrateira nas trevas, nem a praga que devasta ao meio-dia. Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá. Você simplesmente olhará e verá o castigo dos ímpios (Sl 91.5-8).
Eu me deito e durmo, e torno a acordar, porque é o Senhor que me sustém. Não me assustam os milhares que me cercam (Sl 3.5-6).
Ele guardará a nossa jornada
Se você fizer do altíssimo o seu refúgio, nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda. Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos; com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra. Você pisará o leão e a cobra; pisoteará o leão forte e a serpente (Sl 91.9-13).
Jesus dá esta promessa aos que saírem para divulgar o evangelho:
Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados (Mc 16.17-18).
Os problemas não desaparecerão, mas Deus mantém o controle.
3) Quem pode experimentar o cuidado desse Deus?
Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome. Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra. Vida longa eu lhe darei, e lhe mostrarei a minha salvação (Sl 91.14-16)
Quem ama e conhece o Senhor será liberto e protegido
Se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito está vivo por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais por meio do seu Espírito, que habita em vocês (Rm 8.10-11).
Mesmo mortos seremos regatados.
Quem o buscar, sempre o encontrará.
Jesus promete:
Eu estarei sempre com vocês até fim dos tempos (Mt 28.20).
Deus promete estar conosco em qualquer situação:
O Senhor é meu pastor, e nada me faltará. Ele me faz repousar em verdes pastos e me leva para junto de riachos tranquilos. Renova minhas forças e me guia pelos caminhos da justiça; assim, ele honra o seu nome. Mesmo quando eu andar pelo escuro vale da morte, não terei medo, pois tu estás ao meu lado. Tua vara e teu cajado me protegem (Sl 23.1-4).
Pr Wilson R. Greve – domingo, 18/6/2023