Apesar de tudo…
29/05/2023 | Mensagens, Pr Wilson Greve
Texto bíblico básico: Salmo 3
1. Deus é nosso socorro apesar de tudo
Ó Senhor, tenho tantos inimigos; tanta gente é contra mim! São muitos os que dizem: “Deus nunca o livrará!”. Mas tu, Senhor, és um escudo ao meu redor; és minha glória e manténs minha cabeça erguida. Clamei ao Senhor, e ele me respondeu de seu santo monte (Sl 3.1-4).
O Salmo 3 foi composto sob a impressão da perseguição que Davi sofreu com a rebelião do seu filho Absalão (2Sm 15s). Ele dirige nosso olhar para Deus no meio de todas as adversidades.
Deus é nosso socorro contra as mentiras de Satanás
Veja o v 3 em destaque, acima: há esperança. É preciso não esquecer as promessas de Deus para nós:
Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo (Ef 6.11-16).
Deus é nosso socorro contra os problemas reais
Clamei ao Senhor, e ele me respondeu do seu santo monte (Sl 3.4).
Ao fugir de Absalão, Davi levou consigo a Arca da Aliança, tida como habitação de Deus, mas reconheceu que ela deveria permanecer em Jerusalém e que Deus o levaria de volta para lá:
Então o rei disse a Zadoque: “Leve a arca de Deus de volta para a cidade. Se o Senhor mostrar benevolência a mim, Ele me trará de volta e me deixará ver a arca e o lugar onde ela deve permanecer. Mas, se Ele disser que já não sou do seu agrado, aqui estou! Faça Ele comigo o que for de Sua vontade (2Sm 15.25-26).
Davi também expressa essa atitude no Salmo 37:
Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá: ele deixará claro como a alvorada que você é justo, e como o sol do meio-dia que você é inocente. Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros nem com aqueles que maquinam o mal. Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal (Sl 37.5-8).
Será que contamos com a ação de Deus? Ela não depende do nosso mérito.
2. Nossa confiança deve estar em Deus apesar de tudo
Deitei-me e dormi; acordei em segurança, pois o Senhor me guardava. Não tenho medo de dez mil inimigos que me cercam de todos os lados. Levanta-te, Senhor! Salva-me, Deus meu! Acerta meus inimigos no queixo e quebra os dentes dos perversos. De ti, Senhor, vem o livramento; abençoa o teu povo! (Sl 3.5-8).
Confiar em Deus produz tranquilidade (vv 5 e 6, em destaque acima).
Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda. Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem ama (Sl 127.1-2).
Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus (Fp 4.6-7).
Confiar em Deus produz paz de espírito (Sl 3.7-8 – ver acima)
As ameaças podem continuar presentes, mas a paz de Deus as supera. Deus não vai deixar de completar a boa obra que iniciou.
Afinal, por que não confiamos?
Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso Ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir? (Nm 23.19).
Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos (Rm 8.28-29).
Pr. Wilson R. Greve – domingo, 28/5/2023