A alegria de obedecer
20/03/2023 | Mensagens, Pr Wilson Greve
Texto bíblico básico: Salmo 40.1-8
1. O Deus que ouve
O salmo 40 fala de provas pelas quais Davi passou e da ajuda que ele recebeu de Deus. Mostra também que essas situações podem ser atos de disciplina de Deus para nos encaminhar, requerendo obediência, mas nem sempre lembramos disso:
1 Esperei com paciência pelo Senhor; ele se voltou para mim e ouviu meu clamor.
2 Tirou-me de um poço de desespero, de um atoleiro de lama. Pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou meus passos.
3 Deu-me um novo cântico para entoar, um hino de louvor a nosso Deus. Muitos verão o que ele fez, temerão e confiarão no Senhor.
Deus traz alegria e confiança
Observando esses três versículos em ordem inversa, nota-se que a intervenção de Deus gerou alegria, louvor e confiança, e esse resultado pode e deve ser compartilhado.
Deus muda a situação que estamos vivendo.
Davi se encontrava numa situação desesperada, sem saída – num atoleiro, e Deus o tirou de lá e o pôs em segurança. Quando Deus intervém, a situação muda por inteiro.
Deus testa a nossa fé
No entanto, Deus também prova a nossa fé, muitas vezes fazendo-nos esperar. Confiar é também perseverar e não se afastar do Senhor, de quem vem o socorro.
Quando sua fé é provada, a perseverança tem a oportunidade de crescer – e é necessário que ela cresça, pois quando estiver plenamente desenvolvida vocês serão maduros e completos, sem que nada lhes falte (Tg 1.3-4).
2. O Deus que me cuida
Deus responde no tempo dele, e é bom lembrar-se das suas bênçãos:
Seu cuidado ultrapassa a nossa compreensão.
Senhor meu Deus! Quantas maravilhas tens feito! Não se pode relatar os planos que preparaste para nós! Eu queria proclamá-los e anunciá-los, mas são por demais numerosos (Sl 40.4-5).
Seu cuidado é real.
Como é feliz o homem que põe no Senhor a sua confiança e não vai atrás dos orgulhosos, dos que se afastam para seguir deuses falsos! (Sl 40.4)
Temos de aprender a contar com Deus e não com os nossos recursos.
Encheste o meu coração de alegria, alegria maior do que a daqueles que têm fartura de trigo e de vinho. Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança (Sl 4.7-8).
Em quem confiamos? Quem é o nosso “Deus” – o Senhor ou os nossos recursos? Por que será que não conseguimos confiar só em Deus?
Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem; pois foi ele quem fundou-a sobre os mares e firmou-a sobre as águas (Sl 24.1-2).
3. O Deus a quem desejo obedecer
Desejo obedecer espontaneamente.
Sacrifício e oferta não pediste, mas abriste os meus ouvidos; holocaustos e ofertas pelo pecado não exigiste. Então eu disse: Aqui estou! No livro está escrito a meu respeito.
Desejo obedecer integralmente
Trata-se de deixar Deus ocupar nosso coração para cumprir a lei por amor. O amor é a motivação. A lei é o instrumento. Obedecer é usar o instrumento com a motivação correta.
Tenho grande alegria em fazer a tua vontade, ó meu Deus; a tua lei está no fundo do meu coração (Sl 40.6-8).
Os teus testemunhos são a minha herança permanente; são a alegria do meu coração. Dispus o meu coração para cumprir os teus decretos até o fim (Sl 119.111-112).
Pr. Wilson R. Greve – domingo, 19/3/2023