Quer ser feliz?
06/02/2023 | Mensagens, Pr Wilson Greve
Texto bíblico básico: Salmo 32.1-11
1. A verdadeira alegria
Todos nós sofremos lutas e dificuldades, e nem todas resultam de pecado, mas a presença de pecado fecha a porta para a superação do sofrimento. O Salmo 32 dá instruções a esse respeito:
Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados! Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia! (Sl 32.1-2).
A verdadeira alegria está no perdão de Deus.
2. Como experimentar a verdadeira alegria?
Reconhecendo o nosso pecado:
Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; minha força foi se esgotando como em tempo de seca (Sl 32.3-4).
Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: “Confessarei as minhas transgressões ao Senhor”, e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Portanto, que todos os que são fiéis orem a ti enquanto podes ser encontrado (Sl 32.5-6).
Nossos pais nos disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor; mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade (Hb 12.10).
Confissão é:
Quando o pecador voluntariamente recorre a Deus,
construindo sua esperança de salvação,
não na obstinação ou na hipocrisia,
mas na súplica por perdão (João Calvino).
Confessando nosso pecado:
Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me (Sl 51.4).
Buscar o Senhor assim que possível:
O Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam com sinceridade. Realiza os desejos daqueles que o temem; ouve-os gritar por socorro e os salva. O Senhor cuida de todos os que o amam, mas a todos os ímpios destruirá (Sl 145,18-20).
3. O resultado dessa forma de viver
Realmente feliz é aquele a quem Deus perdoa. Esta é a questão fundamental.
Desejamos ter coisas, mas do que realmente precisamos é da paz de Deus.
Quando as muitas águas se levantarem, elas não os atingirão. Tu és o meu abrigo; tu me preservarás das angústias e me cercarás de canções de livramento (Sl 32.6-7).
Alegrem-se no Senhor e exultem, vocês que são justos! Cantem de alegria, todos vocês que são retos de coração! (Sl 32.11).
Faze-me ouvir de novo júbilo e alegria; e os ossos que esmagaste exultarão.
Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades.
Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável (Sl 51.8-10).
Pr. Wilson R. Greve – domingo, 5/2/2023