Nossa coroa e alegria
23/05/2022 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série "Perseverança"
Série “Perseverança” 7
Texto bíblico básico: 1Ts 2.17-20
O que me trará alegria na vinda do Senhor?
Afinal, o que nos dá esperança e alegria? E qual será nossa magnífica recompensa e coroa diante do Senhor Jesus quando ele voltar? Serão vocês! Sim, vocês são nosso orgulho e nossa alegria (1Ts 2.19-20 NVT).
O prêmio que Deus nos promete não é tanto pelo nosso esforço, mas pelo fruto dele, que Deus mesmo provê.
A presença do Senhor é razão indispensável para a nossa alegria, mas há mais.
O que Jesus espera de nós é apenas agirmos de acordo com as suas instruções. O resultado virá dele:
Jesus se aproximou deles e disse: “Toda a autoridade no céu e na terra me foi dada. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinem esses novos discípulos a obedecerem a todas as ordens que eu lhes dei. E lembrem-se disto: estou sempre com vocês, até o fim dos tempos (Mt 28.18-20).
Eis como Paulo atendeu a essa ordem de Jesus:
Minha vida não vale coisa alguma para mim, a menos que eu a use para completar minha carreira e a missão que me foi confiada pelo Senhor Jesus: dar testemunho das boas-novas da graça de Deus (At 20.24 NVT).
O resultado da nossa obediência é:
Vi uma imensa multidão, grande demais para ser contada, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro. Usavam vestes brancas e seguravam ramos de palmeiras … Nunca mais terão fome, nem sede, e o calor do sol nunca mais os queimará. Pois o Cordeiro que está no centro do trono será seu Pastor. Ele os guiará às fontes de água viva, e Deus enxugará de seus olhos toda lágrima (Ap 7.9,16-17).
Quem pode me impedir de cumprir minha missão?
Vivemos numa guerra espiritual, que Paulo exemplifica no nosso texto básico:
Quisemos visitá-los. Eu mesmo, Paulo, o quis, e não apenas uma vez, mas duas; Satanás, porém, nos impediu (1Ts 2.18).
De uma outra forma, esses ataques ocorrem sempre que alguém se dedica à obra de Deus. Satanás sempre tenta colocar obstáculos à nossa frente. Fato é que por nós mesmos somos desqualificados e incapazes, mas ainda assim Deus realiza sua obra por meio de nós:
O anjo me mostrou o sumo sacerdote Josué em pé diante do anjo do Senhor. Satanás, o acusador, também estava ali, ao lado direito do anjo, e fazia acusações contra Josué … O anjo do Senhor exortou a Josué, dizendo: “Assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Se você andar nos meus caminhos e obedecer aos meus preceitos, você governará a minha casa e também estará encarregado das minhas cortes, e eu lhe darei um lugar entre estes que estão aqui'” (Zc 3.1,6-7).
Esta situação também se aplica a nós, e por isso Paulo nos instrui:
Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais (Ef 6.11-12).
Podemos sofrer oposição de pessoas contra o evangelho, mas estas não são o inimigo – são apenas instrumentos dele.
O que posso fazer para mudar o resultado?
A situação de Paulo relativa aos tessalonicenses era “longe dos olhos, mas perto do coração”. Paulo não se esquecia deles:
Nós, porém, irmãos, privados da companhia de vocês por breve tempo, em pessoa, mas não no coração, esforçamo-nos ainda mais para vê-los pessoalmente, pela saudade que temos de vocês (1Ts 2.17).
O mesmo se dava com os filipenses. Ele diz que para ele seria melhor morrer e estar com Cristo, contudo…
…por causa de vocês, é mais importante que eu continue a viver. Ciente disso, estou certo de que continuarei vivo para ajudar todos vocês a crescer na fé e experimentar a alegria que ela traz. E, quando eu voltar, terão ainda mais motivos para se orgulhar em Cristo Jesus pelo que ele tem feito por meu intermédio (Fp 1.24-26 NVT).
A falta de oportunidade de comunhão direta não nos impede de interceder por aqueles que nos são confiados:
Peço que, da riqueza de sua glória, ele os fortaleça com poder interior por meio de seu Espírito. Então Cristo habitará em seu coração à medida que vocês confiarem nele. Suas raízes se aprofundarão em amor e os manterão fortes (Ef 3.16-17 NVT).
Portanto, a ordem é não desistir, mas insistir em interceder:
O nosso trabalho evangelístico é o instrumento que Deus usa para conduzir pessoas à fé em Cristo,
mas o poder que conduz à salvação não está no instrumento.
O poder está nas mãos daquele que usa o instrumento.
(J.L. Packer)
Pr Wilson R. Greve – domingo, 22/5/2022