Menu fechado

Ele vive?

18/04/2022 | Cultos especiais, Mensagens, Pr Kevin Tehlen

Texto bíblico: João 20.1-2;10-18

Entre os seguidores constantes de Jesus no seu ministério havia um grupo de mulheres, que ficaram por perto de Jesus até a crucificação:

Algumas mulheres estavam observando de longe. Entre elas estavam Maria Madalena, Salomé e Maria, mãe de Tiago, o mais jovem, e de José. Na Galileia elas tinham seguido e servido a Jesus (Mc 15.40-41a).

Entre estas destaca-se Maria Madalena, que teve o primeiro encontro com Jesus depois da ressurreição e também foi levar a notícia aos discípulos. O livro “Quem é quem na Bíblia Sagrada” comenta o seguinte a respeito dela:

A devoção de Maria Madalena pelo Senhor fica evidente pelo serviço constante dedicado a ele. Ela cuidou de Jesus até mesmo depois da morte. Enquanto os discípulos fugiam e se escondiam, ela ficou para trás para observar onde José de Arimateia o sepultaria. Maria Madalena era uma mulher extraordinária, amável e dedicada ao Senhor em sua vida, morte e ressurreição.

Mas a história começa com um susto:

1. Onde colocaram meu Mestre? (vv 1-2)

Após a crucificação de Jesus, as mulheres quiseram cuidar do corpo dele, mas não puderam porque era sábado, durante o qual aquele trabalho não era permitido.

Foram para casa e preparam perfumes e especiarias aromáticas. E descansaram no sábado, em obediência ao mandamento (Lc 23.56).

O sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades (Ex 20.10).

Devem ter ficado bem angustiadas com isso, tanto que correram para o túmulo logo na madrugada do domingo. Ali se espantaram com o sepulcro aberto e a ausência de Jesus. Maria Madalena ficou por lá, pensando que alguém tivesse levado embora o corpo de Jesus – e passou a chorar desesperada.

Em seguida, teve seu encontro com Jesus, ainda assim demorando para reconhecê-lo, e então foi avisar os discípulos.

Surge então a pergunta por que Jesus se revelou primeiro a uma mulher. Afinal, na cultura da época, o testemunho dela provavelmente nem seria aceito. Pode ter sido em reconhecimento à fidelidade delas, mas também para mostrar que para Jesus não existem pessoas mais importantes que outras. O apóstolo Paulo explica isso assim:

Deus escolheu o que para o mundo é loucura para envergonhar os sábios, e escolheu o que para o mundo é fraqueza para envergonhar o que é forte. Ele escolheu o que para o mundo é insignificante, desprezado e o que nada é, para reduzir a nada o que é, a fim de que ninguém se vanglorie diante dele (1Co 1.27-29).

2. Este não pode ser o fim!

Jesus já havia anunciado antes aos discípulos que seria morto, mas que ressuscitaria no terceiro dia:

Jesus começou a explicar aos seus discípulos que era necessário que ele fosse a Jerusalém e sofresse muitas coisas nas mãos dos líderes religiosos, dos chefes dos sacerdotes e dos mestres da lei, e fosse morto e ressuscitasse no terceiro dia (Mt 16.21).

Eles, porém, parecem não ter entendido aquilo, até porque parecia algo completamente impossível.

Maria Madalena também só reconheceu Jesus depois que ele a chamou pelo nome, certamente despertando nela a lembrança de tudo o que Jesus fizera por ela: Ninguém era tão importante quanto Jesus na vida de Maria, porque foi Ele quem lhe deu uma NOVA VIDA.

Aí se cumpriu o que Jesus já havia anunciado antes:

Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem (Jo 10.15).

As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem (Jo 10.27).

Como nós reagimos quando Jesus fala conosco, seja de que maneira for? Ou não percebemos sua voz?

3. Jesus vive!

Jesus manda Maria ir avisar seus discípulos de que ele ressuscitou – e Maria vai imediatamente. É impossível ter uma visão do Cristo glorificado sem ter pressa para proclamar esse fato aos outros. Novidade importante: pela primeira vez, Jesus chama os discípulos de irmãos! São aqueles que o abandonaram no momento mais crítico, mas Jesus não guarda rancores – uma mensagem animadora também para nós – e absolutamente vital. Paulo alerta a respeito disso:

Se Cristo não ressuscitou, é inútil a nossa pregação, como também é inútil a fé que vocês têm … se Cristo não ressuscitou, inútil é a fé que vocês têm, e ainda estão em seus pecados (1Co 15.14,17).

Concluindo:

Aquele que é a Palavra estava no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o reconheceu. Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus (Jo 1.10-13).

Kevin Tehlen – domingo, 17/4/2022


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 15h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.