Servir a Deus é servir ao próximo
06/12/2021 | Cultos especiais, Mensagens, Pastores visitantes
Textos bíblicos básicos: Lc 9.51-56 (samaritanos hostis), 10.25-37 (o bom samaritano); Fp 2.19-22 (Paulo e Timóteo); Rm 16.13 (Paulo e a mãe de Rufo), Fm 8 (Paulo e Filemom).
Jesus foi rejeitado pelos samaritanos por causa do antigo conflito entre estes e os judeus, mas pouco depois ele citou um samaritano como exemplo de autêntico serviço a Deus. Na parábola do bom samaritano, Jesus mostra que servir a Deus se traduz em servir ao próximo incondicionalmente, e ele descreve várias atitudes humanas possíveis nesse contexto:
1) Teorização – preocupação com detalhes teológicos alheios à prática – os doutores da lei.
2) Ganância – buscar o próprio interesse e lucro, mesmo em prejuízo do próximo – os assaltantes.
3) Indiferença – isolar-se para não se contaminar: atitude superficial e preconceituosa – o sacerdote e o levita que ignoraram a vítima.
4) Amor e responsabilidade – Ver as necessidades e tomar atitudes sem se preocupar com as conveniências pessoais – o bom samaritano.
O bom samaritano tipifica Jesus e sua atitude conosco. Pergunta: Qual dessas quatro atitudes tipifica o nosso procedimento?
Nas outras passagens, Paulo descreve relacionamentos exemplares para os cristãos, de filho para pai (Timóteo), de mãe para filho (a mãe de Rufo) e de pai para filho (Filemom/Onésimo).
Estas e mais alguns exemplos são atitudes espontâneas de serviço ao próximo movidas pelo amor de Deus. Elas nos ensinam a praticar o que Jesus recomendou àquele doutor da lei a quem ele contou a parábola do bom samaritano: Vá e faça o mesmo!
Pr Martin Landenberger – domingo, 5/12/2021