Serviço
04/10/2021 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série "O DNA do cristão"
O DNA do cristão
Texto bíblico básico: Mateus 20.25-28
Para Deus, servir é mais do que executar tarefas! O que, então, a Bíblia entende como serviço para o Senhor?
1. Devemos servir a Deus
Quem pertence ao Senhor leva uma vida diferente, e servir a ele é uma dessas diferenças. Mas o que caracteriza esse serviço? Apenas em se esforçar muito na obra de Deus? A Bíblia mostra em Hb 9.13-14 que Deus mesmo muda a nossa vida antes para nos dar uma motivação de servir que faça sentido:
Se o sangue de bodes e touros e as cinzas de uma novilha espalhadas sobre os que estão cerimonialmente impuros os santificam de forma que se tornam exteriormente puros, quanto mais, então, o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, de modo que sirvamos ao Deus vivo!
Jesus mesmo dá o maior exemplo de tal serviço: o que importa não é exibir importância, mas amar e ser bênção naquilo que fazemos. Jesus cumpriu com perfeição o que Moisés já havia ensinado ao seu povo muito tempo antes:
Agora, ó Israel, que é que o Senhor seu Deus pede de você, senão que tema o Senhor, o seu Deus, que ande em todos os seus caminhos, que o ame e que sirva ao Senhor, ao seu Deus, de todo o seu coração e de toda a sua alma, e que obedeça aos mandamentos e aos decretos do Senhor, que hoje lhe dou para o seu próprio bem? (Dt 10.12-13).
Por que isso é importante? Porque de outro modo perderemos o ânimo por falta de fundamento.
2. Devemos servir na igreja
Cristo nos resgatou para servirmos aos outros e não a nós mesmos, e o ponto de partida disso é onde estão os outros cristãos – na igreja. O apóstolo Paulo nos oferece um roteiro para isso:
Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos. A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum (1Co 12.4-7).
Servir na igreja evidencia a nossa salvação:
Eu lhes afirmo que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: “Jesus seja amaldiçoado”; e ninguém pode dizer: “Jesus é Senhor”, a não ser pelo Espírito Santo (1Co 12.3).
Servir na igreja é reconhecer Jesus como Senhor:
Por que vocês me chamam “Senhor, Senhor” e não fazem o que eu digo? (Lc 6.46).
Servir na igreja mostra a atuação do Espírito Santo na igreja:
Ver 1Co 12.6-7, acima.
Seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função (Ef 4.15-16).
Servir na igreja mostra o valor de cada membro do corpo de Cristo
No mundo buscam-se posições de destaque – na igreja, importa a união e o apoio mútuo, animando e corrigindo uns aos outros:
Não haja divisão no corpo, mas todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros. Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele (1Co 12.25-26).
Receberemos a recompensa pelo nosso trabalho:
O serviço na igreja não é inútil nem frustrante, mas é importante que o foco seja o Senhor:
Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil (1Co 15.58).
Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo (Cl 3.23-24).
O senhor respondeu: “Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!” (Mt 25.21)
3. Devemos servir no mundo
Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. “Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. “Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus (Mt 5.13-14,16).
Esse serviço não deve ser apenas ocasional (pitadas de sal para dar sabor), mas intenso e constante (sal abundante que conserva):
A propósito, uma citação de Martyn Lloyd-Jones:
Não há valor nem propósito em ler a doutrina e entender o ensino se não fazemos nada a respeito.
Temos de transferi-lo para a prática. Há sempre um elemento de aventura na fé.
A fé é inteiramente diferente do assentimento e da crença meramente intelectuais.
Fé é pôr o que cremos em prática e ação.
Pr Wilson R. Greve – domingo, 3/10/2021