Palavra
20/09/2021 | Mensagens, Pr Wilson Greve
O DNA do cristão
Texto bíblico básico: 2 Timóteo 3.16-17
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra (2Tm 3.16-17).
A palavra de Deus é fundamental para a vida cristã.
Ela é o manual de instruções para a vida, e sabemos todos como é importante ler o manual de instrução para usar algum recurso.
1. A Bíblia é mais que um livro
Ela é a fonte de conhecimento para nós:
Assim diz o Senhor: “Não se glorie o sábio em sua sabedoria, nem o forte em sua força, nem o rico em sua riqueza, mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado”, declara o Senhor (Jr 9.23-24).
Ouçam, ó céus! Escute, ó terra! Pois o Senhor falou: “Criei filhos e os fiz crescer, mas eles se revoltaram contra mim. O boi reconhece o seu dono, e o jumento conhece a manjedoura do seu proprietário, mas Israel nada sabe, o meu povo nada compreende” (Is 1.2-3).
Como ficaremos então, se não a lermos?
É uma das formas de Deus se relacionar com a humanidade:
Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor. “Porei minhas leis em suas mentes e as escreverei em seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo” (Hb 8.10).
Será que o desejo de me relacionar com Deus é real em minha vida?
Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo (Hb 1.1-2).
É a maneira pela qual conhecemos a salvação.
A fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo (Rm 10.17).
Jesus disse:
Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos profetas: Todos serão ensinados por Deus. Todos os que ouvem o Pai e dele aprendem vêm a mim (Jo 6.44-45).
Vocês foram regenerados não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus viva e permanente (1Pe 1.23).
2. A Bíblia é mais que um manual de autoajuda
Ela revela a santidade de Deus
Como disse Deus: “Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”. Portanto, “saiam do meio deles e separem-se”, diz o Senhor. “Não toquem em coisas impuras, e eu os receberei e lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas”, diz o Senhor Todo-poderoso. Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus” (2Co 6.16-18; 17.1).
A Bíblia nos confronta:
Ela revela a condição do homem
Que diremos então? A lei é pecado? De maneira nenhuma! De fato, eu não saberia o que é pecado, a não ser por meio da lei. Pois, na realidade, eu não saberia o que é cobiça, se a lei não dissesse: “Não cobiçarás” (Rm 7.7).
Ela revela a intenção no coração do homem
A palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração. Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas (Hb 4.12-13).
Ela é ativa
Deus afirma:
Assim como a chuva e a neve descem dos céus e para lá não voltam sem que primeiro reguem a terra e a fecundem e a façam brotar para dar semente ao semeador e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei (Is 55.1-12).
3. A Bíblia é a palavra de Deus
Toda palavra de Deus é verdadeira
A verdade é a essência da tua palavra, e todas as tuas justas ordenanças são eternas (Sl 119.160).
A palavra do Senhor é verdadeira; ele é fiel em tudo o que faz (Sl 33.4).
Toda palavra de Deus é útil
A lei do Senhor é perfeita e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes. Os preceitos do Senhor são justos, e dão alegria ao coração. Os mandamentos do Senhor são límpidos, e trazem luz aos olhos (Sl 19.7-8).
Ouça, meu filho, e aceite o que digo, e você terá vida longa. Eu o conduzi pelo caminho da sabedoria e o encaminhei por veredas retas. Assim, quando você por elas seguir, não encontrará obstáculos; quando correr, não tropeçará. Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida (Pv 4.10-13).
Desafio para nós
Viver continuamente o que a Bíblia ensina; não apenas conhecê-la, guardando e aplicando as palavras de Jesus no término do Sermão do Monte:
Quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda (Mt 7.24-27).
Pr. Wilson R. Greve – domingo, 19/9/2021