Uma fé consciente
16/08/2021 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série em Tito
Série Tito 10
Texto bíblico básico: Tito 3.3-7
Entender o evangelho significa ter uma fé consciente – ter uma noção clara daquilo em que se crê e confia.
Uma fé consciente sabe quem se era no passado
Paulo diz que antes de conhecer o evangelho éramos insensatos – tolos, sem entendimento da nossa verdadeira condição:
Quem não tem o Espírito, não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; não é capaz de entendê-las porque elas são discernidas espiritualmente (1Co 2.14).
Também éramos desobedientes – descrentes, não aceitando a verdade do evangelho:
Diz o tolo em seu coração: “Deus não existe”. Corromperam-se e cometeram atos detestáveis; não há ninguém que faça o bem (Sl 14.1).
Vivíamos enganados – ignorantes, distantes da verdade e da virtude:
Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós (Is 53.6).
Achávamos que a nossa própria vontade deveria ser o padrão de conduta.
Éramos escravos, cedendo às imposições do Maligno e àquilo que nos parecia agradável.
Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo. Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim (Rm 7.18-20).
Éramos maldosos e invejosos – rancorosos, aborrecendo-nos com o bem do outro.
William Hendriksen explica o que é inveja: Inveja é olhar com má disposição a outra pessoa devido ao que ela é ou ao que ela tem. A pessoa invejosa sente um profundo desprazer ao ver a felicidade e a prosperidade do outro.
Uma fé consciente sabe quem atua no presente
A iniciativa da nossa nova vida foi divina, não nossa:
Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado (Ef 1.4-6).
A ação em nossa vida foi divina – Deus não depende de como somos; ele simplesmente age:
Ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós generosamente por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador (Tt 3.5-6).
Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu (Tt 2.14).
Uma fé consciente sabe quem a conduz ao futuro
Deus nos tornou seus herdeiros:
Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória (Rm 8.17).
Isso implica bênçãos já no presente!
Recebemos a esperança da vida eterna
Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim.
Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver. Vocês conhecem o caminho para onde vou (Jo 14.1-4).
Nada é tão bom como praticar o evangelho – não se trata de cumprir regas, mas de cultivar o relacionamento com Deus por sua graça.
Pr Wilson R. Greve – domingo, 15/8/2021