Uma igreja que fica em pé
05/07/2021 | Cultos especiais, Mensagens, Pastores visitantes
Texto bíblico básico: diversos trechos de Atos 4-8
Uma igreja que fica em pé é uma igreja sadia, capaz de cumprir a missão a que está destinada. O livro de Atos fala de vários cristãos que se “puseram de pé” e assumiram a missão que Deus tinha para eles e para a igreja:
1) Uma igreja que fica em pé consola
At 4.32-37 – A atitude de Barnabé, cujo nome significa consolador ou encorajador, representa essa atitude dos membros da igreja ao repartirem seus recursos com os outros.
O que podemos repartir? Dinheiro, tempo, habilidades? Ao fazer isso, serviremos de multiplicadores no reino de Deus. Todos conhecem e reconhecem a importância do apóstolo Paulo, mas para ele chegar a ser o que foi, ele precisou de um Barnabé que também o colocasse em pé. Para quem ou o que vivemos na igreja?
2) Uma igreja que fica em pé é cheia de fé
At 6.8-15 – Estêvão foi perseguido, mas incentivava outros ao pregar o evangelho. Foi acusado de ser contra Moisés, mas na verdade ele foi um líder espiritual como Moisés e assumiu sua fé a ponto de se dispor a morrer por ela.
Um exemplo marcante dos nossos dias foram os cinco missionários que, sob a liderança de Jim Elliott, foram pregar o evangelho aos índios aucas no Equador, que os mataram, e das esposas desses missionários, que levaram sua obra adiante e chegaram a batizar os assassinos dos seus maridos.
Como estaremos dispostos a nos pôr em pé pela fé para realizar a obra que Deus quer nos confiar?
3) Uma igreja que está em pé evangeliza
At 8.4-8 – Filipe não só se pôs em pé, mas com a perseguição andou e divulgou o evangelho, rompendo as barreiras do preconceito entre os samaritanos e abrindo uma nova frente para a igreja.
Deus realiza a obra, mas nós temos de nos colocar em pé para sermos usados por ele.
Resumindo:
Uma igreja que fica em pé
– consola;
– é cheia de fé;
-evangeliza.
Pr. Eduardo Balaniuk – domingo, 4/7/2021