Sabedoria
15/02/2021 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série em Rute
Série Rute 7
Texto bíblico básico: Rute 4.1-12
Prudência e sabedoria são duas qualidades aparentemente iguais, mas que têm focos diferentes, embora se complementem e às vezes também se sobreponham. Pode-se dizer que prudência consiste em observar bem as circunstâncias e planejar a vida de acordo, enquanto sabedoria é a capacidade de interpretar essas circunstâncias para decidir adequadamente.
Na passagem do livro de Rute examinada no estudo anterior, Boaz revela prudência em sua reação à presença e ao pedido de Rute (3.8-14). Na hora, ele apenas deu mais uma ajuda a Rute e decidiu o que faria no dia seguinte, com discernimento e sem precipitação, ou seja, com sabedoria.
O sábio valoriza o que realmente importa
Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus (Ef 5.15-16).
O sábio valoriza os mandamentos de Deus
A Lei de Moisés tinha instruções claras sobre o procedimento a adotar em tais situações, e Boaz as aplicou precisamente. Ele chamou o resgatador preferencial de Noemi, explicou-lhe a situação diante de testemunhas e em seguida agiu de acordo com a decisão deste:
Boaz reuniu dez líderes da cidade e disse: “Sentem-se aqui”. E eles se sentaram (Rt 4.2).
Essa reunião deu-se junto à porta da cidade, que era na época o local oficial para tais deliberações, tal como seria hoje talvez um cartório. Para ilustrar, citamos um exemplo de outra área sobre esse procedimento:
Quando o homicida involuntário fugir para uma dessas cidades, terá que colocar-se junto à porta da cidade e expor o caso às autoridades daquela cidade. Eles o receberão e lhe darão um local para morar entre eles (Js 20.4).
O sábio valoriza a verdade:
Pensei que devia trazer o assunto para a sua consideração e sugerir-lhe que o adquira, na presença destes que aqui estão sentados e na presença dos líderes do meu povo. Se quer resgatar esta propriedade, resgate-a. Se não, diga-me, para que eu o saiba. Pois ninguém tem esse direito, a não ser você; e depois eu”. “Eu a resgatarei”, respondeu ele (Rt 4.4).
Boaz poderia ter usado a “informação privilegiada” de que dispunha para tirar alguma vantagem dela, mas não fez isso.
A sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera (Tg 3.17).
O sábio valoriza mais a pessoa que as posses.
Boaz, porém, lhe disse: “No dia em que você adquirir as terras de Noemi e da moabita Rute, estará adquirindo também a viúva do falecido, para manter o nome dele em sua herança (Rt 4.5).
Diante da desistência do outro, ele declara:
Estou adquirindo o direito de ter como mulher a moabita Rute, viúva de Malom, para manter o nome do falecido sobre a sua herança e para que o seu nome não desapareça do meio da sua família ou dos registros da cidade. Vocês hoje são testemunhas disso (Rt 4.10).
O sábio faz escolhas acertadas
Os líderes e todos os que estavam na porta confirmaram: “Somos testemunhas! Faça o Senhor com essa mulher que está entrando em sua família, como fez com Raquel e Lia, que juntas formaram as tribos de Israel. Seja poderoso em Efrata e ganhe fama em Belém (Rt 4.11).
Sua atitude foi coerente. Tiago comenta esse tipo de atitude assim:
Meus irmãos, pode uma figueira produzir azeitonas ou uma videira, figos? Da mesma forma, uma fonte de água salgada não pode produzir água doce.
Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria (Tg 3.12-13).
Sabedoria inclui devoção à família:
Rute, porém, respondeu: “Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus (Rt 1.16).
Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis. Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma (Pv 31.10-11).
Sabedoria inclui dedicação ao trabalho:
Rute, a moabita, disse a Noemi: “Vou recolher espigas no campo daquele que me permitir (Rt 2.2).
Escolhe a lã e o linho e com prazer trabalha com as mãos (Pv 31.13).
Sabedoria também é depender de Deus:
Boaz aprecia a atitude de Rute:
O Senhor lhe retribua o que você tem feito! Que você seja ricamente recompensada pelo Senhor, o Deus de Israel, sob cujas asas você veio buscar refúgio (Rt 2.12).
A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada (Pv 31.30).
Sabedoria inclui um comportamento social adequado
Apresentação – vestimenta:
Lave-se, perfume-se, vista sua melhor roupa e desça para a eira (Rt 3.3).
Faz cobertas para a sua cama; veste-se de linho fino e de púrpura (Pv 31.22).
Discrição:
Quando Boaz terminou de comer e beber, ficou alegre e foi deitar-se perto do monte de grãos. Rute aproximou-se sem ser notada, descobriu os pés dele, e deitou-se (Rt 3.7).
Seu marido é respeitado na porta da cidade, onde toma assento entre as autoridades da sua terra (Pv 31.23).
Boaz comenta:
Todos os meus concidadãos sabem que você é mulher virtuosa (Rt 3.11).
Conclusão
É melhor obter sabedoria do que ouro! É melhor obter entendimento do que prata! A vereda do justo evita o mal; quem guarda o seu caminho preserva a sua vida (Pv 16.16-17).
Pr Wilson R. Greve – domingo, 14/2/2021