Recompensas
01/02/2021 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série em Rute
Séries Rute 5
Texto bíblico básico: Rute 2.10-23
O que é recompensa?
Uma definição de dicionário diz que é um prêmio, um presente dado como retribuição por uma boa ação.
Na Bíblia encontramos várias promessas de recompensas que Deus nos dá por vários motivos:
Deus nos recompensa quando cuidamos da nossa família
Boaz respondeu: “Contaram-me tudo o que você tem feito por sua sogra, depois que você perdeu o marido: como deixou seu pai, sua mãe e sua terra natal para viver com um povo que pouco conhecia” (Rt 2.11).
Rute surpreendeu-se com a bondade de Boaz, e àquela altura ainda nem imaginava o que viria mais adiante. Noemi entendeu o que se passava e aconselhou Rute:
“É melhor mesmo você ir com as servas dele, minha filha. Noutra lavoura poderiam molestá-la”. Assim Rute ficou com as servas de Boaz para recolher espigas até acabarem as colheitas de cevada e de trigo. Entretanto, ela ficou morando com a sua sogra (Rt 2.22-23).
Deus vai agindo em nosso favor passo a passo
Ele oferece oportunidades, mas também temos de fazer a nossa parte. Duas condições para isso são:
Fidelidade
O episódio de hoje já é resultado da postura de Rute um bom tempo antes:
Rute, porém, respondeu: “Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus!” (Rt 1.16).
Cuidado
Rute, a moabita, disse a Noemi: “Vou recolher espigas no campo daquele que me permitir”. “Vá, minha filha”, respondeu-lhe Noemi (Rt 2.2).
E assim Rute colheu na lavoura até o entardecer. Depois debulhou o que tinha ajuntado: quase uma arroba de cevada. Carregou-o para o povoado, e sua sogra viu o quanto ela havia recolhido quando Rute trouxe e lhe ofereceu o que havia sobrado da refeição (Rt 2.17-18).
Mas cuidar da família é mais do que prover recursos – é também estar junto, participar e aceitar conselhos.
Ouça o seu pai, que o gerou; não despreze sua mãe quando ela envelhecer. Compre a verdade e não abra mão dela, nem tampouco da sabedoria, da disciplina e do discernimento (Pv 23.22-23).
Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente (1Tm 5.8).
Deus nos recompensa quando o buscamos por auxílio
Que você seja ricamente recompensada pelo Senhor, o Deus de Israel, sob cujas asas você veio buscar refúgio (Rt 2.12).
“Onde você colheu hoje?”, perguntou-lhe a sogra. “Onde trabalhou? Bendito seja aquele que se importou com você!” Então Rute contou à sogra com quem tinha trabalhado: “O nome do homem com quem trabalhei hoje é Boaz”. E Noemi exclamou: “Seja ele abençoado pelo Senhor, que não deixa de ser leal e bondoso com os vivos e com os mortos!” E acrescentou: “Aquele homem é nosso parente; é um de nossos resgatadores!” (Rt 2.19-20).
O Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam com sinceridade. Realiza os desejos daqueles que o temem; ouve-os gritar por socorro e os salva (Sl 145.18-19).
Alguns perigos quando se espera por recompensas
Frustração
Os planos e o tempo de Deus podem ser diferentes dos nossos.
Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor (Pv 19.21).
Imaturidade (crentes mimados)
Depois de alimentar uma multidão, Jesus se afastou do local com seus discípulos, mas a multidão foi atrás. Jesus então comentou:
A verdade é que vocês estão me procurando não porque viram os sinais miraculosos, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos. Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem lhes dará. Deus, o Pai, nele colocou o seu selo de aprovação (Jo 6.26-27).
O que nos motiva servir?
A expectativa da recompensa?
O amor a Deus e ao próximo?
A recompensa definitiva é estar na presença do Senhor.
Pr. Wilson R. Greve – domingo, 31/1/2021