Menu fechado

Vamos recobrar o ânimo

27/07/2020 | Mensagens

Texto bíblico básico: 1 Samuel 30.1-6

O desânimo é uma afecção que vez por outra atinge todos nós. Em algumas pessoas pode mesmo ser doentio, requerendo algum tipo de tratamento, mas na maioria dos casos é resultado de eventos adversos, geralmente associados ao cansaço. Trata-se de uma forte arma do nosso inimigo para frustrar a nossa vida com Deus.

A Bíblia relata a experiência de vários personagens que perderam o ânimo na sua vida com Deus, mas a todos Deus restaurou de uma ou outra forma. Alguns exemplos:

Elias, ao fugir de Jezabel (1 Reis 19);

Noemi, que emigrou para Moabe por causa da fome em Israel, e ali perdeu o esposo e os dois filhos, retornando depois amargurada para casa (Rute 1.19-21; 4.14-17);

Jó, que perdeu não só os bens e a saúde, mas seus dez filhos de uma só vez (Jó 1.1 – 2.10; 42.10-17);

Os discípulos de Emaús, desanimados com a morte de Jesus (Lc 24.13-35).

No texto bíblico básico indicado acima, Davi enfrenta o desânimo e aponta um caminho para superá-lo.

Após sofrer prolongada perseguição por Saul, Davi chegou a refugiar-se entre os filisteus, mas também ali foi rejeitado. Retornando de lá, descobriu que os amalequitas haviam destruído Ziclague, sua cidade, levando cativos seus moradores. Diante disso, teve ainda de enfrentar a revolta dos seus companheiros. Eis como ele reagiu a tudo isso:

Então Davi e seus soldados choraram em alta voz até não terem mais forças (v 4).

O choro é um desabafo importante que não deveria ser inibido. Quem está frustrado e desanimado precisa de alívio, e chorar contribui bastante para isso.

Depois disso, seus companheiros ainda ameaçaram apedrejá-lo porque o culpavam pelo que ocorrera.

Davi, porém fortaleceu-se no Senhor, o seu Deus (v 6).

Somos filhos de Deus e temos de tomar consciência disso! É preciso lembrar-se do que Deus já fez em nossa vida e incorporar em nós a palavra de Deus. Vale lembrar que Davi é o autor do Salmo 23! O Salmo 42 (que não é de Davi), também aponta nessa direção:

Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando irei e verei a face de Deus? … Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dento de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, minha salvação e Deus meu! (Sl 42.1,11).

Davi orou, consultando o Senhor, dizendo:

Devo perseguir esta tropa? Terei condições de alcançá-la? (v 8).

Uma oração breve e objetiva, e Deus o reanimou, de modo que ele pôde recuperar tudo o que havia perdido (vv 17-19). Lembrança para nós:

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com seu propósito (Rm 8.28).

Davi aguardou a resposta de Deus e o Senhor respondeu (v 8).

Finalmente, Davi demonstrou compreensão e tolerância com outros em seu desânimo, permitindo que aqueles que estavam cansados demais para cooperar participassem da sua vitória (vv 21-24).


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 15h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.