Nossa esperança em Cristo
10/02/2020 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série em Efésios
Efésios 4
Pr Wilson R. Greve – domingo, 9/2/2020
Texto bíblico básico: Efésios 1.11-14
O plano de Deus
Desde que o homem pecou, o plano de Deus foi restaurar todos por meio de Jesus Cristo, mas ele fez isso em duas etapas:
1ª “Nós” – os hebreus
Deus escolheu o povo de Israel para ser seu representante na humanidade, e a ele toda a mensagem de Deus seria dirigida em primeiro lugar:
Receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra (At 1.8).
Segundo o seu costume, Paulo foi à sinagoga e por três sábados discutiu com eles com base nas Escrituras, explicando e provando que o Cristo deveria sofrer e ressuscitar dentre os mortos. E dizia: “Este Jesus que lhes proclamo é o Cristo” (At 17.2-3).
Os israelitas foram os primeiros a receber a revelação de Deus.
2ª “Vós” – os gentios (nós hoje):
O Senhor disse a Ananias: “Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel” (At 9.15).
Depois que o Espírito Santo desceu sobre todos na casa de Cornélio,
Pedro começou a falar: “Agora percebo verdadeiramente que Deus não trata as pessoas com parcialidade, mas de todas as nações aceita todo aquele que o teme e faz o que é justo” (At 10.34-35).
Deus não trata ninguém com parcialidade. O mérito da sua escolha não é nosso nem de Israel, mas apenas de Deus:
Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram. Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus. E, se vocês são de Cristo, são descendência de Abraão e herdeiros segundo a promessa (Gl 3.26-29).
“Não é nossa nacionalidade ou o lugar onde nascemos que nos une, mas nossa nova relação com Jesus” (Lloyd Jones).
Como Deus realizou essa obra?
Por meio da palavra da verdade, o evangelho que nos salvou pelos três passos destacados na passagem a seguir:
[Deus] nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos, sendo agora revelada pela manifestação de nosso Salvador, Cristo Jesus. Ele tornou inoperante a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho (2Tm 1.9-10).
Que garantia ele nos deu desse feito?
Quando ouvimos o evangelho e cremos nele, ele nos sela com o Espírito Santo, ou seja, nos “carimba”, marca, identifica. Com isso, ele nos confere autenticidade, propriedade e segurança:
Autenticidade
Tornamo-nos sensíveis ao Espírito Santo para agir conforme a vontade de Deus:
Quem dentre os homens conhece as coisas do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece as coisas de Deus, a não ser o Espírito de Deus. Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente (1Co 2.11-12).
Propriedade
Não somos mais nossos ou do mundo, mas pertencemos a Deus:
Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? (1Co 6.19).
Será que temos consciência disso?
Segurança
Vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória (Ef 1.13-14).
Recebemos assim agora já como penhor ou garantia uma parte daquilo que teremos plenamente na vida eterna.
Como isso nos afeta hoje?
- Já desfrutamos agora de parte da nossa herança.
- Temos a certeza do nosso futuro.
O que desfrutamos hoje?
O privilégio do cuidado de Deus.
Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas então veremos face a face. Agora conheço em parte; então conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido (1Co 13.12).
Como saber sobre o nosso futuro?
Se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito está vivo por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês (Rm 8.10-11).
Esta é a nossa segurança:
Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver (Jo 14.1-3).