O homem que agrada a Deus
28/10/2019 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série "Josué"
Série Josué (13)
Pr Wilson R. Greve – domingo, 27/10/19
Texto bíblico básico: Josué 14.6-15
Calebe olha para o futuro
Israel havia quase completado a conquista da Terra Prometida, e agora começava a distribuição da terra. Nessa ocasião, Calebe lembra a Josué a promessa que ele recebera 45 anos atrás ao se opor à mensagem de desânimo dos espias enviados à terra por Moisés:
Eles disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto. O povo, porém, que habita nesta terra é poderoso, e as cidades são fortificadas e mui grandes; e também vimos ali os filhos de Anaque (Nm 13.27-28).
Então Calebe fez o povo calar-se perante Moisés e disse: Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos! (Nm 13.30).
Mas os espias insistiram:
… Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. E infamaram a terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: a terra pela qual passamos a espiá-la é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura (Nm 13.31-32).
E Calebe, por sua vez:
A terra que percorremos em missão de reconhecimento é excelente. Se o Senhor se agradar de nós, ele nos fará entrar nessa terra onde manam leite e mel, e a dará a nós. Somente não sejam rebeldes contra o Senhor e não tenham medo do povo da terra, porque nós os devoraremos como se fossem pão. A proteção deles se foi, mas o Senhor está conosco. Não tenham medo deles (Nm 14.7-9).
Calebe e Josué assumiram uma atitude diferente do restante do povo porque incluíram Deus nos seus planos.
Qual era a diferença na visão de Calebe? – Ele olhava para o futuro, e não só para o presente.
Qual será nossa atitude diante da nossa tarefa de conquistar nossa vizinhança?
Calebe confiou e se manteve fiel ao seu objetivo
Pois bem, o Senhor manteve-me vivo, como prometeu. E foi há quarenta e cinco anos que ele disse isso a Moisés, quando Israel caminhava pelo deserto. Por isso aqui estou, com oitenta e cinco anos de idade! (Js 14.10).
Recado de Calebe para nós: a fé deve ser duradoura:
Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos, pois foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho. Pela fé entendemos que o Universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que o que se vê não foi feito do que é visível (Hb 11.1-3).
A fé deve ter efeito prático em nossa vida. Abraão é um exemplo dessa atitude:
Sem se enfraquecer na fé, reconheceu que o seu corpo já estava sem vitalidade, pois já contava cerca de cem anos de idade, e que também o ventre de Sara já estava sem vitalidade. Mesmo assim não duvidou nem foi incrédulo em relação à promessa de Deus, mas foi fortalecido em sua fé e deu glória a Deus, estando plenamente convencido de que ele era poderoso para cumprir o que havia prometido (Rm 4.19-21).
Calebe estava disposto a lutar para conseguir a terra
Para pensar: Sonhos ocupam a sua mente, é algo que você só pensa. Objetivos ocupam as suas mãos, precisam de ação.
Por isso, Calebe solicitou o seguinte de Josué:
Dê-me, pois, a região montanhosa que naquela ocasião o Senhor me prometeu. Na época, você ficou sabendo que os enaquins lá viviam com suas cidades grandes e fortificadas, mas se o Senhor estiver comigo, eu os expulsarei de lá como ele prometeu (Js 14.12).
Conclusão
- Calebe viu o futuro e acreditou que Deus cumpriria a promessa.
- Calebe esperou confiantemente por 45 anos o cumprimento da promessa, sem hesitar.
- Calebe encarou uma guerra para tomar posse daquilo que Deus lhe havia dado em promessa.
Qual será nossa atitude diante da missão de conquistar nossa vizinhança?