O pecado e suas consequências
05/08/2019 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série "Josué"
Série Josué (8)
Pr Wilson R. Greve – domingo, 4/8/2019
Texto bíblico básico: Josué 7.10-26
Erramos e depois queremos que Deus conserte o nosso erro. Foi o que aconteceu com os israelitas e Josué depois da derrota contra Ai. Achamos que o amor de Deus é tão grande que não levará em conta a nossa culpa. Cultivamos a teologia do “Deus bonzinho” e chamamos isso de amor. Deus, porém, vê de outra forma:
O pecado impede o agir de Deus em favor do seu povo
Diante do questionamento de Josué, Deus disse a ele:
“Levante-se! Por que você está aí prostrado? Israel pecou!” (Js 7.10).
Note: Israel pecou, não simplesmente Acã.
Ele violou a aliança com Deus: A condição era:
“A cidade, com tudo o que nela existe, será consagrada ao Senhor para destruição…, consagraram a cidade ao Senhor, destruindo ao fio da espada homens, mulheres, jovens, velhos, bois, ovelhas e jumentos, todos os seres vivos que nela havia” (Js 6.17,21).
Hoje Deus não age mais dessa forma, mas ainda assim ele manda afastar-se do pecado:
“Por que me chamam Senhor, Senhor e não fazem o que eu digo?” (Lc 6.46)
Acã roubou o que pertencia ao Senhor, mas nossa atitude deveria ser esta outra:
“Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim” (Gl 2.20).
Nem sempre roubamos dinheiro do Senhor – muitas vezes é o testemunho dele por meio da nossa vida, como foi a vida dupla de Pedro que Paulo criticou.
“Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém. Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada me domine… acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço, portanto glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo” (1Co 6.12,19-20).
O sacrifício de Cristo não foi só um favor de Deus para nós. Não podemos esperar bênçãos se quisermos viver só para nós.
O pecado não pode ser escondido
Porque nós sofremos:
“Quando guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido todo o dia, porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim, e o meu humor se tornou em sequidão de estio” (Sl 32.3-4).
Porque o corpo de Cristo sofre:
“Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele. Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês individualmente é membro desse corpo” (1Co 12.26-27).
Porque um dia todo pecado será julgado:
“Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é essencial para o homem. Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom ou seja mau” (Ec 12.13-14).
Um exemplo para nós sobre o pecado de Acã
a) “Vi e cobicei”. Jesus explica:
“As coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem impuro, pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias” (Mt 15.18-19).
b) “Apossei-me deles”. Recado para nós:
“Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens, e Deus é fiel – ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar, mas quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar” (1Co 10.13).
c) “Escondi debaixo da minha tenda”
“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele, porque tudo o que há no mundo – a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida – não é do Pai, mas do mundo. O mundo passa e a sua concupiscência, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” (1Jo 2.15-17).