Sê forte e corajoso
08/04/2019 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série "Josué"
Série Josué (1)
Domingo, 7/4/19
Texto bíblico básico: Josué 1.1-9
Introdução
O texto bíblico acima relata como Deus chamou Josué para suceder a Moisés na liderança do povo de Israel.
O que sabemos de Josué?
- Foi escolhido por Deus para suceder a Moisés (Nm 27.18-23).
- Foi um dos doze espias da terra prometida (Nm 13.8,16).
- Não se afastava da tenda do encontro (Êx 33.11).
- Estava com Moisés quando a lei foi dada (Êx 24.12-13).
- Josué e Calebe foram os únicos de sua geração a entrar na terra prometida (Nm 14.29-30,26.65).
Deus chama seus servos sem se importar com as qualidades ou a idade deles, nem com a opinião de outras pessoas, tal como fez com Moisés:
Este é o mesmo Moisés que tinham rejeitado com estas palavras: Quem o nomeou como líder e juiz? Ele foi enviado pelo próprio Deus para ser líder e libertador deles, por meio do anjo que lhe tinha aparecido na sarça (Atos 7.35).
Moisés tinha cento e vinte anos de idade quando morreu; todavia nem seus olhos nem o seu vigor tinham-se enfraquecido (Dt 34.7).
O trabalho a ser realizado é do Senhor e ele vai executá-lo por meio dos seus servos (vv 3-5):
Como prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os seus pés eu darei a vocês (Js 1.3).
O Senhor apareceu a Abrão e disse: À sua descendência darei esta terra (Gn 12.7a).
Preparo
A obra é de Deus e é ele que capacita. Deus quer usar nossa vida, mas se não quisermos, ele poderá chamar outro. Apesar de não conhecermos o caminho, temos a promessa de Deus, e é o que basta:
Não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com minha mão direita vitoriosa (Is 41.10).
Como servos chamados e capacitados por Deus, temos alguns desafios para sermos bem-sucedidos (Js 1.2,6-9). É preciso assumir as responsabilidades:
Percorram o acampamento e ordenem ao povo que prepare as provisões. Daqui a três dias vocês atravessarão o Jordão neste ponto, para entrar na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá (Js 1.11).
Fortificação para ser obediente e zeloso
Exemplo: a recomendação de Paulo a Timóteo:
Você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo … Tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus (2Tm 2.1,10).
Josué:
Tão-somente sê de fato firme e corajoso, para teres o zelo de agir de acordo com todos os mandamentos da Torá (Js 1.7-8).
A fortificação é necessária porque haverá oposição – a Palavra de Deus pode desagradar porque repreende:
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra (2Tm 3.16-17).
Sensibilidade
É necessário estar sensível às palavras de Deus e manter um relacionamento pessoal com ele. Perigo: Cair em mero legalismo.
É preciso ocupar-se constantemente e a fundo com a Palavra:
Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos. Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti (Sl 119.10-11).
Disposição
É preciso não se apavorar nem desanimar.
Josué:
Esforça-te e sê corajoso; não tenhas medo nem te assustes, porque o Senhor, teu Deus, está contigo por onde quer que andares (Js 1.9).
Isaías:
Ouvi a voz do Senhor conclamando: Quem enviarei? Quem irá por nós? E eu respondi: Eis-me aqui, envia-me! (Is 6.8).
Qual será a sua tarefa e sua resposta?