José e sua vida extraordinária
09/08/2018 | Mensagens, Pastores visitantes
Pr Paulo de Tarso (resumo da mensagem de domingo, 5/8/2018)
Ouça a mensagem:
A vida de José, filho de Jacó, relatada em Gênesis 37 e 39-50, é muito rica em ensinamentos para nós, particularmente diante da situação crítica que vivemos hoje no Brasil. A seguir, examinaremos 10 qualidades que José demonstrou e que podem inspirar uma vida de excelência:
1) Intimidade com Deus (Gn 39.2-4):
O Senhor estava com José, de modo que este prosperou e passou a morar na casa do seu senhor egípcio. Quando este percebeu que o Senhor estava com ele e que o fazia prosperar em tudo o que realizava, agradou-se de José e tornou-o administrador de seus bens (Gn 39.2-4).
A intimidade com Deus (“o Senhor estava com ele”) é um fundamento indispensável para construir uma vida excelente.
2) Integridade
Quando José tinha dezessete anos, pastoreava os rebanhos com os seus irmãos. Ajudava os filhos de Bila e os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e contava ao pai a má fama deles (Gn 37.2).
Diante do mau procedimento dos seus irmãos, mantinha-se à parte.
Ninguém desta casa está acima de mim. Ele nada me negou, a não ser a senhora, porque é a mulher dele. Como poderia eu, então, cometer algo tão perverso e pecar contra Deus? (Gn 39.9).
Negou-se a atender à sedução da mulher de Potifar, seu amo, que confiava nele.
Alicerçado em sua intimidade com Deus e sua integridade, José começou a construir sua vida, aplicando os seguintes elementos:
3) Obediência
Israel disse a José: “Como você sabe, seus irmãos estão apascentando os rebanhos perto de Siquém. Quero que você vá até lá”. “Sim, senhor”, respondeu ele (Gn 37.13).
4) Seus sonhos
“Estávamos amarrando os feixes de trigo no campo, quando o meu feixe se levantou e ficou em pé, e os seus feixes se ajuntaram ao redor do meu e se curvaram diante dele” … “Tive outro sonho, e desta vez o sol, a lua e onze estrelas se curvavam diante de mim” (Gn 37.7+9).
Foram sonhos vindos de Deus, que assim se cumpriram mais tarde – é importante que nossos sonhos estejam sintonizados com Deus.
5) O plano de Deus para José
Não foram vocês que me mandaram para cá, mas o próprio Deus. Ele me tornou ministro do faraó e me fez administrador de todo o palácio e governador de todo o Egito. Voltem depressa a meu pai e digam-lhe: Assim diz o seu filho José: Deus me fez senhor de todo o Egito (Gn 45.8-9).
É bom saber que Deus tem um plano para a nossa vida e que este se renova continuamente. José passou vários anos frustrantes antes que esse plano se realizasse. O que fazer então? Manter o foco em Deus.
6) A disposição de José para o trabalho
Quando José tinha dezessete anos, pastoreava os rebanhos com os seus irmãos. Ajudava os filhos de Bila e os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai (Gn 37.2).
O trabalho é fundamental para concretizar os planos de Deus. O objetivo do trabalho não deve ser ganhar dinheiro, mas cumprir nossa missão. Os filhos devem ajudar os pais e estes devem dar-lhes responsabilidades para crescerem em maturidade.
7) A capacidade de José para administrar
[Potifar] deixou aos cuidados de José tudo o que tinha, e não se preocupava com coisa alguma (Gn 39.6).
O carcereiro não se preocupava com nada do que estava a cargo de José, porque o Senhor estava com José e lhe concedia bom êxito em tudo o que realizava (Gn 39.23).
José talvez tenha sido o maior administrador em todo o Antigo Testamento. Deus quer que façamos o mesmo com os recursos que ele coloca à nossa disposição.
8) A fé e a coragem de José
Respondeu José [ao faraó]: “Isso não depende de mim, mas Deus dará ao faraó uma resposta favorável” (Gn 41.16).
Procure agora o faraó um homem criterioso e sábio e coloque-o no comando da terra do Egito. O faraó também deve estabelecer supervisores para recolher um quinto da colheita do Egito durante os sete anos de fartura. (Gn 41.33-34).
José estava consciente de que ele não seria capaz de coisa alguma, mas que Deus poderia conduzir tudo bem. Animou-se então a aconselhar o faraó e aceitou o desafio que lhe foi proposto.
Disse, pois, o faraó a José: “Uma vez que Deus revelou a você todas essas coisas, não há ninguém tão criterioso e sábio como você. Você terá o comando do meu palácio e todo o meu povo se sujeitará às suas ordens. Somente em relação ao trono serei maior que você” (Gn 41.39-40).
9) A capacidade de José para perdoar
José … disse [aos seus irmãos]: “Não tenham medo. Estaria eu no lugar de Deus? Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos. Por isso, não tenham medo. Eu sustentarei vocês e seus filhos”. E assim os tranquilizou e lhes falou amavelmente (Gn 50.19-21).
10) A visão de futuro de José
Antes de morrer, José disse a seus irmãos: “Estou à beira da morte, mas Deus certamente virá em auxílio de vocês e os tirará desta terra, levando-os para a terra que prometeu com juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó” (Gn 50.24).
Deus quer nos usar e ele certamente vai mudar aquilo que não está bem – é preciso contar com isso e confiar em Deus.