Menu fechado

Sal da terra e luz do mundo

09/07/2018 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série "O sermão do monte"

Pr Wilson R. Greve (resumo da mensagem de domingo, 8/7/18)

Texto bíblico básico: Mateus 5.13-16

Ao comparar seus discípulos com o sal e a luz no mundo, Jesus lhes atribui qualidades muito importantes, úteis e apreciadas na sociedade. A seguir examinaremos essas qualidades, procurando aplicá-las à nossa vida.

Sal – um valioso símbolo de pureza

O sal obtido da água do mar, branco e solúvel sem resíduos, sinalizava pureza. Por isso, por causa das suas propriedades e do custo de sua obtenção, era muito valorizado, tanto que o pagamento dos soldados romanos tinha o sal como padrão – de onde deriva o termo salário.

Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele (1 João 2.15).

Nossa vida deve refletir essa pureza, com sua influência benéfica sobre o nosso ambiente. Assim como sal se dispersa na água, influenciando-a sem perder suas propriedades, devemos permear nosso mundo com o amor de Cristo, sem com isso ser afetados pelos valores do mundo.

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Romanos 12.2).

Sal – um conservante de alimentos

Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos (Tiago 1.2).

Plutarco, um escritor da Grécia antiga, comenta o seguinte:

A carne é um corpo morto e forma parte de um corpo morto; se for deixada entregue a si mesma, muito em breve perde a frescura; mas o sal a preserva e impede a sua corrupção. Portanto, o sal é como uma nova alma inserida no corpo morto, de modo que o sal impede a corrupção.

Assim como o sal evita que o alimento se estrague, assegurando a sobrevida de quem o consome, o cristão leva a verdadeira vida ao seu mundo.

Assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: sejam santos porque eu sou santo. …
Portanto, livrem-se de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência (1 Pedro 1.15-16, 2.1).

Para que isso ocorra, porém, é também preciso manter contato com o mundo, influenciando-o sem ser influenciado por ele.

A pergunta para nós então é: Será que Cristo permaneceria ao nosso lado nos lugares que frequentamos e nas atividades que exercemos? Será que fazemos diferença?

Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim (Gálatas 2.20).

Será que Cristo vive em nós?

Sal realça o sabor

O alimento sem sal tem sabor desagradável ou nenhum, e nós o rejeitamos. Será que as pessoas ao nosso redor apreciam a nossa companhia ou fogem de nós?

Sempre tenho o Senhor diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado. Por isso o meu coração se alegra e no íntimo exulto; mesmo o meu corpo repousará tranquilo (Salmo 16.8-9).

A vida cristã é marcada por alegria e felicidade. O imperador romano Juliano, que viveu depois que o cristianismo já tinha sido oficializado no Império, renegou a fé cristã e voltou ao paganismo porque os cristãos não o convenceram. Ele comenta:

Você prestou atenção nesses cristãos? Os olhos fundos, as bochechas pálidas, estão toda sua vida refletindo, não os move ambição alguma; o sol brilha sobre suas cabeças, mas não se comovem, a terra lhes oferece sua plenitude, mas não a desejam; tudo o que desejam é sacrificar-se e sofrer para morrer e ir ao céu.

Assim como o sal, o cristão verdadeiro transforma seu ambiente.

Luz do mundo

A natureza da luz é ser visível. O cristão não pode ser um “agente secreto” – algo estará errado com ele se for assim.

Será que as pessoas com que convivo sabem que sou cristão?

Deus é luz; nele não há treva alguma. Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade (1 João 1.5b-6).

A luz nos guia pelo caminho que temos a percorrer.

Cabe ao cristão iluminar seu ambiente e apontar o melhor caminho para o seu próximo.

Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida” (João 8.12).

A luz existe para evidenciar nossas boas obrasMeu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto, e assim serão meus discípulos. Como meu Pai me amou, assim eu os amei – permaneçam no meu amor (João 15.8-9).


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.