Pastores
14/06/2018 | Mensagens, Pastores visitantes
Pr Manfredo Landenberger (resumo da mensagem de domingo, 9/6/18)
Textos bíblicos básicos:
Hebreus 13.17; Atos 20.25-31
Neste Dia do Pastor, alguns lembretes sobre a pessoa e o ministério do pastor de igreja:
A missão do pastor é um grande privilégio, mas uma responsabilidade igualmente grande, da qual ele prestará contas a Deus.
Por isso, o texto de Hb 13.17 convoca os cristãos a oferecer apoio aos seus líderes espirituais.
Em nossos dias, é comum os pastores terem uma imagem ruim na sociedade em razão da proliferação de pessoas com esse título sem um autêntico chamado da parte de Deus, e que abusam da sua posição em proveito próprio.
Ninguém pode tornar-se pastor simplesmente por opção própria – um claro chamado por Deus é necessário, e a reação mais comum a um chamado autêntico é o desejo humano de fugir dele porque o encargo que ele implica é pesado.
Pastores não seres humanos diferentes e especiais – eles sofrem das mesmas limitações e debilidades de qualquer outra pessoa. Por isso, nada é mais importante do que a convicção do chamado divino para o ministério.
Em sua despedida dos líderes da igreja de Éfeso relatada em At 20.25-31, Paulo adverte para alguns perigos que o ministério pastoral implica:
- Falsos profetas: A falsidade das suas mensagens costuma ser sutil e muitas vezes engana quem não se mantém alerta ou não tem discernimento. Pequenas distorções de prioridades e ênfases podem criar desvios perigosos.
- Não confundir métodos e conteúdo. É preciso manter-se fiel à essência: o evangelho da redenção para o pecador, que não deve ser negligenciado em favor de artifícios estratégicos quaisquer.
- A Escritura é que deve determinar o teor da mensagem: “uma pregação dura gera corações brandos, uma pregação branda gera corações duros”. É preciso pregar a mensagem da cruz.
- Satanás quer fazer-nos crer em Jesus sem transformação de vida. Quer mudar as circunstâncias e não a própria vida. O que importa é arrepender-se e crer.
- O evangelho é a única possibilidade de alguém retornar do caminho errado.