Conheça os pastores que já passaram pela Ibasp e ajudaram a fazer da nossa igreja o que ela é hoje. Somos gratos a Deus pela vida de cada um!
Pr. Gustav Henke
1926-1927
O Pr. Gustav Henke imigrou da Europa em 1923 e estabeleceu-se em Ijuí – Linha 18, a partir de onde trabalhou como pastor itinerante nas igrejas da Convenção. Em 1926 veio a São Paulo na qualidade de presidente da Convenção, para pregar em uma campanha evangelística no início do ano. Incentivou o grupo de cristãos alemães que se reunia na Igreja Batista da Liberdade a organizar-se em igreja, e acabou participando deste processo. Permaneceu aqui até 1927.
Pr. Johannes Borkowske
1927-1935
Também era pastor itinerante no RS antes vir a São Paulo. Pastoreou a Ibasp até o início da década de 30, quando a igreja se dispersou. Mais tarde, já na década de 50, continuava na Ibasp, ajudando no atendimento à congregação de Guaianases, na qualidade de pastor aposentado. Nasceu em 1872 na Alemanha e faleceu em 2 de abril de 1962. Foi casado com Helene Schramm, e o casal teve cinco filhos.
Pr. Johann Krause
1934-1955
Nasceu na Polônia em 1891 e veio para o Brasil depois da 1ª Guerra Mundial, para atender a Igreja Batista de Ijuí – Linha 18. Em 1933 mudou-se para São Paulo, onde restaurou a igreja alemã, que estava dispersa. Pastoreou a Igreja Batista Alemã Zoar até sua reunificação com a Igreja Bosque, em 1955, quando se aposentou. Passou em seguida pela 1ª Igreja Batista em Porto Alegre e pela Igreja Batista Emanuel, de Panambi (RS). Foi casado com Hulda Radtke, com a qual chegou a celebrar bodas de diamante (60 anos). O casal teve duas filhas: Ruth e Hertha.
Pr. Johann “Hans” Ziegler
1938-1952
Filho do Pr. Georg Ziegler, veio para São Paulo diretamente do seminário no Rio de Janeiro, antes mesmo de completar o curso. Era um homem alto, alegre e de voz forte, além de grande profundidade espiritual. Por isso, o pastorado do “Onkel Hans” (tio João) deixou saudades entre os membros da igreja na época. Foi o primeiro a publicar um boletim informativo periódico da igreja, chamado Unser Gemeindebote (Nosso Mensageiro da Igreja).
Pr. Ulrich Brouwer
1954-1958
Chegou no Brasil em 1954, com a esposa e quatro filhos (Annemarie, Gerhard, Botho e Margrit). Dedicou-se imediatamente à tarefa de reunificar as igrejas Bosque e Zoar, o que se cumpriu cerca de um ano depois. Ainda liderou a igreja na compra do terreno à rua Maestro Cardim, na construção do templo e na sua inauguração. Um terceiro destaque de seu ministério foi um curto programa semanal de rádio em alemão, que trazia uma palavra bíblica e músicas cristãs e tornou a igreja mais conhecida entre os alemães da cidade. Em 1958, considerou cumprida a sua missão no Brasil e retornou à Alemanha, onde faleceu em 2003.
Pr. Helmuth Fürstenau
1958-1969
Nasceu em 1912 na Alemanha. Em 1951 veio para o Brasil com a família (a esposa, Gertrud, e os filhos Horst, Hilmar, Harald e Elsbeth), atendendo a convite para pastorear a Igreja Batista de Candeia, em Santa Rosa (RS), onde ficou até 1958, quando assumiu o pastorado da Ibasp, que exerceu até 1970. Durante seu ministério, a Ibasp se consolidou como uma igreja com grande amor por missões e pelo trabalho cooperativo. Quando saiu da Ibasp, pastoreou por algum tempo uma igreja menonita em Curitiba e retornou brevemente à Ibasp como pastor interino por mais meio ano. Ao aposentar-se, fixou residência em SP, onde faleceu em 1989.
Pr. Gustavo Neumann
1968-1972
Assumiu o pastorado auxiliar da Ibasp, acompanhado de sua esposa, Laura, para conduzir o trabalho em português. O Pr. Neumann atendeu principalmente a congregações e pontos de pregação (Presidente Venceslau, Guaianases, Cidade Ademar e Jardim Aeroporto), mas com a saída do Pr. Helmuth em 1970 passou a atender a igreja integralmente até sair em 1972, quando aceitou um convite da Primeira Igreja Batista em Marechal Cândido Rondon (PR). A última vez que visitou a Ibasp foi para a festa dos 90 anos da igreja, em 2016. Faleceu no dia 7 de março de 2018, aos 93 anos.
Pr. Gustavo Neumann
1973-1977
O Pr. Peter Zürcher chegou em São Paulo acompanhado da família (a esposa, Mathilde, e os filhos Ursula, Cristina, Erika, Marlies e Marion). Pastoreou a igreja até 1977. Em seguida mudou-se por algum tempo para Iguape, no litoral paulista, onde empreendeu uma atividade rural. Não muito tempo depois, retornou à Suíça, falecendo ali ainda relativamente jovem.
Pr. Hartmut R. Glaser
1974-1977
Nascido na Alemanha, veio com seus pais ao Brasil por volta de 1950. Os pais filiaram-se à Igreja Bosque, e ele passou toda a sua vida cristã na Ibasp. Em 1968, já formado em Física, decidiu estudar Teologia na Faculdade Teológica Batista de São Paulo, para servir também como ministro do Evangelho. Recém-formado e ordenado pastor, assumiu, como pastor auxiliar, o culto vespertino em português. Mais tarde, atuou por sucessivos mandatos como presidente da Ibasp, além de colaborar em cargos de liderança de órgãos denominacionais e outras agências evangélicas, sempre em paralelo com seu trabalho secular.
Pr. Rudi Krüger
1977-1979
O Pr. Rudi Krüger, casado com Wilma Leitão e pai de dois filhos, pequenos na época da sua passagem por São Paulo, é originário da Primeira Igreja Batista de Ijuí, da Convenção Pioneira. Após passar alguns anos na Alemanha, estava preparado para atender à igreja em ambos os idiomas. Durante o seu pastorado relativamente breve na Ibasp, empenhou-se no evangelismo de pessoas alheias à igreja e também em promover a assistência social no contexto do evangelismo. Após deixar a Ibasp, mudou-se para os Estados Unidos. Atualmente mora em Caratinga, MG.
Pr. Robert Schmidt
1978-1988
Nasceu na Alemanha, e em 1964 veio com sua esposa, Ursula, para o Brasil, a fim de assumir o pastorado da Igreja Batista de Candeia (RS). Ali nasceram seus dois filhos, Markus e Andreas. Em 1978 chegou à Ibasp. Seu ministério destacou-se pela profundidade das mensagens e pelo intenso interesse em missões. Antes de deixar o pastorado da Ibasp em 1990, assumiu também o posto de secretário de missões da Pioneira e, mais tarde, a secretaria executiva da Convenção Pioneira. Ao aposentar-se, voltou a colaborar na Ibasp, ocupando nos últimos dois anos aqui o cargo de decano. Em 2009 mudou-se para Toledo (PR), falecendo em 2013.
Pr. Waldi Frey
1981-1984 | 2001-2005
Veio a São Paulo no final de 1981, recém-formado, acompanhado da esposa, Shirley, e do filho Anderson. A filha Eliane nasceu durante sua estada aqui. Permaneceu até 1984, quando voltou ao sul para assumir a casa dos adolescentes e jovens no Lar da Criança “Henrique Liebich”. Em 1988 retornou a São Paulo como pastor da congregação de Diadema. Ficou ali até 2001, quando sucedeu ao Pr. Carlos como pastor titular da Ibasp. Permaneceu até 2005, quando se transferiu para a Igreja Batista Leta em Bozano (RS), perto de Ijuí.
Pr. Carlos G. Waldow
1985-2001
Formado pelo Instituto Teológico Batista de Ijuí e pelo Seminário Batista do Sul do Brasil, no Rio de Janeiro, foi ordenado em 1985 pela Ibasp, onde assumiu o pastorado auxiliar. Em 1991 fez um ano de estudos no seminário da Convenção Batista da Alemanha. Ao retornar, continuou na Ibasp, agora acompanhando o Pr. Hilmar Fürstenau, ao qual sucedeu como pastor titular. Em 2000 deixou a Ibasp para assumir a diretoria executiva da Convenção Pioneira, mudando-se para Curitiba. Ocupou esse cargo até 2006, quando se mudou para a Alemanha para trabalhar na EBM International. Mais tarde, voltou a morar em Curitiba, exercendo aqui o papel de representante da EBM International para a América Latina. É casado com Marli Peters e tem dois filhos: Fred e Stephanie.
Pr. Hilmar Fürstenau
1990-1998
Antes de vir a São Paulo com a esposa, Ursula (Reschke), e os filhos Márcio e Eva, foi pastor da 1ª Igreja Batista de Marechal Cândido Rondon (PR), da Convenção Pioneira, e de uma igreja menonita em Curitiba (PR). Em seu pastorado, destacou-se principalmente pelo seu dom de ensino, tanto que, após deixar a Ibasp, lecionou primeiro no Seminário Teológico Batista de Ijuí e depois na Faculdade Teológica Batista do Paraná (Curitiba).
Pr. Manfredo G. Landenberger
2006-2008
Natural de Panambi (RS), formou-se em teologia pelo Seminário Batista do Sul do Brasil (Rio de Janeiro). Depois do pastorado na Ibasp, assumiu em 2008 a tarefa de dar novo fôlego ao projeto missionário conjunto da Ibasp e da Convenção Pioneira junto ao Lar de Cotia. Ali seu intenso trabalho evangelístico desembocou na constituição da Congregação de Batista Pioneira Cotia. É casado com Edith e tem dois filhos: David e Karine.
Pr. Erich Tausendfreund
2005-2011
É filho da Ibasp, onde seu pai foi um dos líderes nos tempos da Igreja Zoar. Na década de 1960 decidiu-se pelo ministério pastoral, tendo-se formado em Teologia pelo Seminário Batista Regular, em São Paulo. Após seu casamento em 1966 com Eli Boijink, assumiu um ministério missionário no vale do Itajaí, em Santa Catarina. Posteriormente atuou por algum tempo como secretário-executivo da Convenção Pioneira e pastoreou as igrejas Batistas de Nova Santa Rosa (PR) e de Caxias do Sul (RS). Chegou à Ibasp em 2005, principalmente para atender aos membros mais idosos da igreja. Em 2011, aposentou-se por causa da saúde debilitada e foi morar em Ijuí, onde faleceu em 2023. Pr. Erich e Eli tiveram quatro filhos: Marcos, Cláudio, Débora e Ester.
Pr. Evaldo “Fritz” J. Kriger
2010-2019
De origem leta, formou-se em teologia e música sacra no Seminário Teológico Batista do Paraná, em Curitiba (PR), tendo depois atuado como professor no Seminário Bíblico Palavra da Vida, em Atibaia (SP) e pastoreado a Segunda Igreja Batista de Nova Odessa (SP). De lá mudou-se para Benevides (PA), para assumir a direção do seminário que a Organização Palavra da Vida mantém no local. Em 2001 assumiu o pastorado da Igreja Batista em Monte Verde (MG). Em 2010 chegou à Ibasp como pastor titular, onde ficou até seu falecimento em 24 de fevereiro de 2019.
Pr. Kevin Tehlen
2021-2024
O Pr Kevin é formado em Teologia pela Faculdade Batista Pioneira (Ijuí, RS). Nascido e criado em Nova Santa Rosa (PR), chegou à Ibasp no começo de 2021, recém-saído do seminário, para pastorear a juventude da igreja. Junto com ele veio sua esposa, Jéssica, também formada em Teologia pelo mesmo seminário. Ambos conquistaram a igreja com sua alegria e disposição para o trabalho, e dedicam especial atenção ao discipulado dos jovens da igreja. Foi ordenado ao ministério pastoral pela Ibasp em 30.10.2022, e serviu como pastor auxiliar até dezembro de 2024.
Você precisa fazer login para comentar.